segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Artistas que muita gente não conheceu

Patrick McGoohan

A estrela de séries televisivas como «Danger Man» e «O Prisioneiro», Patrick McGoohan, faleceu aos 80 anos. No cinema, destacou-se em filmes como «Braveheart – O Desafio do Guerreiro», «Scanners» e «Missão no Ártico».   

Desenvolvimento

Ficará para sempre na memória colectiva graças às suas prestações no pequeno ecrã, mas também deixou marca relevante no mundo do cinema, em filmes de realizadores de estilo tão diverso como David Cronenberg, Joseph Losey ou John Sturges: Patrick McGoohan faleceu ontem, 13 de Janeiro, em consequência de doença ainda não divulgada, aos 80 anos.
McGoohan, que nasceu nos EUA mas viveu quase sempre em Inglaterra, estreou-se no teatro no final dos anos 40.
Destacou-se sobretudo pelo seu trabalho para a televisão britânica, principalmente como o agente secreto John Drake, protagonista da série de espiões «Danger Man» entre 1960 e 1968, e como o misterioso Número 6 na mini-série de culto «O Prisioneiro» (1967), que também co-produziu e co-escreveu, além de ter realizado alguns episódios.
Foi este o seu papel mais célebre e aquele que mais se lhe colou à pele, sobre o qual chegou a afirmar, quando participou no filme «Braveheart – O Desafio do Guerreiro»: «o Mel Gibson será sempre o Mad Max e eu serei sempre o Número 6».
Por essa altura, já McGoohan tinha tido alguns papéis no cinema, onde se estreou em 1955 com «Passage Home», de Roy Ward Baker. Depois, entre vários papéis menores, participou em filmes como «A Cigana Vermelha» (1958) sob as ordens de Joseph Losey, ou «Life for Ruth» (1962), realizado por Basil Dearden.
A partir do sucesso de «O Prisioneiro», e após ter recusado os papéis de James Bond, na série inicialmente protagonizada por Sean Connery, e de Simon Templar, no «Santo» que fez sucesso na televisão na pele de Roger Moore, McGoohan participou em filmes de maior sucesso e dimensão: a grande fita de aventuras «Missão no Ártico» (1968), de John Sturges, ao lado de Rock Hudson e Ernest Borgnine; a adaptação do livro de Elmore Leonard, «The Moonshine War» (1970), de Richard Quine; «Maria Stuart, Rainha da Escócia» (1971), de Charles Jarrot, em que interpretava James Stuart; a comédia «O Expresso de Chicago» (1976), de Arthur Hiller, com Gene Wilder e Richard Pryor; e «Os Fugitivos de Alcatraz» (1979), de Don Siegel, com Clint Eastwood.
Também continuou a trabalhar em televisão, tendo ganho dois Emmys pela participação como actor na série «Columbo», com Peter Falk, para a qual realizou cinco episódios e escreveu três.
A partir dos anos 80 a sua carreira no cinema foi sendo mais espaçada, mas ainda brilhou em filmes como «Scanners» (1981), de David Cronenberg, ou «Tempo de Matar», de Joel Schumacher, baseado no 
romance de John Grisham.
Porém, o seu papel mais elogiado das últimas duas décadas seria mesmo o de Rei Eduardo I, popularmente conhecido como Longshanks, no oscarizado épico de Mel Gibson, «Braveheart – O Desafio do Guerreiro» (1995).
A sua última participação no cinema foi a dar voz a uma personagem da longa-metragem de animação da Disney O Planeta do Tesouro em 2002.

Atores de Hollywood que já se foram.

John Ritter (1948-2003)

John Ritter atuou em várias séries e filmes e também fez muito sucesso no teatro, se convertendo em uma estrela da Broadway. Ele é recordado por seu bom humor e afabilidade. Em 2002 estreou o seriado "Eight Simple Rules for Dating My Teenage Daughter", que se converteu em um inesperado sucesso nos EUA. Enquanto gravava um capítulo da segunda temporada sofreu uma disecção na artéria aorta e morreu no hospital. A rede ABC decidiu continuar com a série, e fez um capítulo especial no qual seu personagem morre, que atingiu uma audiência de mais de 20 milhões de espectadores, um dos programas mais vistos dos últimos 30 anos.

Roy Scheider (1932-2008)

Roy Scheider foi um ator com uma carreira cheia de altos e baixos, mas indubitavelmente marcada de sucessos como "O trovão azul", "Maratona da morte", "Operação França" e sobretudo pela saga de "Tubarão". Além do famoso seriado "Seaquest", e vários musicais e obras de teatro da Broadway. Durante os últimos anos de sua vida combateu um mieloma múltiplo que finalmente causou sua morte.

Richard Crenna (1926-2003)

Richard Crenna não morreu jovem, mas muitos de vocês não sabiam que ele já havia "batido as botas". Ator dos anos dourados de Hollywood e com uma grande carreira, atingiria a imortalidade não obstante com a saga de "Rambo", encarnando o coronel Trautman. Nos últimos anos de vida vinha parodiando a si mesmo em comédias "Top Gang - ases muito loucos".

Lloyd Bridges (1913-1998)

Lloyd Bridges nasceu em 1913. O seu falecimento foi pouco divulgado na época. O cabeça da família do clã de atores Bridges, teve uma extensa carreira repleta de sucessos, mas assim como outros grandes atores, será recordado pelas travessuras feitas em filmes como "Apertem os cintos! O piloto sumiu" além do seriado  e tantos outros besteiróis onde causou o riso de milhões de pessoas pelo mundo.
Lloyd Bridges era filho de Lloyd Vernet Bridges, Sr. e Harriet Evelyn Bridges. Tendo sido um astro de atletismo em sua adolescência.
Formado em arte dramática apareceu pela primeira vez no cinema no começo dos anos 40 por sua participação em grupos teatrais radicais acabou entrando para a lista negra do FBI na era do McCarthysmo.
Bridges estudou artes dramáticas na Universidade da Califórnia , onde conheceu Dorothy Simpson, com quem veio a se casar e a ter dois filhos, os também atores Beau Bridges e e Jeff Bridges. Morreu aos 85 anos de idade vitimado por problemas cardíacos. Estreou na Broadway em 1936 como figurante em Frenshman Love e também destacou-se na TV com o famoso seriado Aventura Submarina (1957 a 1961), num total de 155 episódios que se tornaram muito populares.

 Mako (1933-2006)
   Mako foi o ator japonês mais popular. Desde "Conan" a "Pearl Harbour", passando por muitíssimos outros filmes. Mako foi um rosto habitual nos filmes de Hollywood desde os anos 60 até sua morte.
Tony Curtis (pai da Jamie Lee Curtis) 
Tony Curtis (Bernard Schwartz; Nova Iorque 3 de Julho de 1925, Las vegas, 30 de setembro de 2010. Foi um ator norte-americano(judeu), popular desde as décadas de 1950 e 1960 por seu trabalho nocinematendo participado de mais de cem filmes desde 1949. 
   Filho de um alfaiate hungaro, imigrante, ele teve uma infância bastante difícil no bairro doBronxs, Nova York, onde a família morava nos fundos da alfaiataria. Sua mãe e um dos seus dois irmãos eram esquisofrenicos, o que fez com que ele e o outro irmão fossem internados num orfanato aos oito anos de idade, por impossibilidade do pai de tomar conta de todos.
Curtis serviu na marinha durante a Segunda Guerra mundial e foi um espectador privilegiado da rendição japonesa na Baia de Tókio em 1945. De volta aos Estados Unidos, passou a estudar teatro, e em 1948, devido à bela aparência e aos olhos marcantes que o tornariam ídolo do público feminino nos anos seguintes, foi contratado pelo estúdio universal de Holltwood, que lhe colocou em aulas de esgrima e montaria e trocou seu nome de batismo para Tony Curtis.

 Leslie William Nielsen 

Regina 11 de fevereiro de 1926 - fort Lauderdale, 28 de Novembro de 2010. 
foi um ator e comediante canadense. Conhecido por inúmeros papéis em comédias para lá de escrachadas, Nielsen era filho de um oficial da polícia montada e teve uma educação linha dura. Seu personagem Frank Drebin ficará para sempre na memória dos espectadores, que se divertiram com suas muitas caretas e brincadeiras no cinema e na televisão, onde começou a atuar desde cedo.
 Dennis Hopper
natural de: Dodge City, Kansas, EUA
nascimento: 17/05/1936 - falecimento: 29/05/2010
Hopper fez parte do time de atores em que a expressão "a vida imita a arte", por diversas vezes, se encaixava perfeitamente. Durante um bom tempo, personificou o bad boy nas telas e na vida real, e chegou a ser banido de Hollywood. Apesar de marcado por episódios polêmicos de comportamento e uso de drogas, deu a volta por cima, recebeu prêmios quando voltou a atuar, uma de sua paixões, assim como a fotografia.
 Burton Stephen Lancaster 
natural de: Nova York, Nova York, EUA
nascimento: 02/11/1913 - falecimento: 20/10/1994
Descendente de uma família protestante irlandesa que emigrou para os Estados Unidos no final do século XIX, Burt Lancaster foi um dos cinco filhos de um funcionário dos correios de Nova York.  Viveu sua infância no Harlem onde, logo cedo, demonstrou interesse pela ginástica.  Ao ganhar uma bolsa de estudos como esportista para a Universidade de Nova York, tornou-se um jogador de basquete.  Mais tarde, formou uma dupla acrobática com Nick Cravat, passando a se apresentar em circos.

 

 

 




 


O Fantasma do Superman

         George Reeves é mais conhecido por sua interpretação de Super-homem na versão de 1950 da série de televisão "As Aventuras de Super-homem". Reeves morreu aos 45 anos de idade a partir de uma ferida de bala na cabeça. A causa oficial da morte foi suicídio, mas muitos dizem que foi um assassinato ou um tiro acidental dado que Reeves estaria casado três dias antes do dia em que ele supostamente se matou.Muitos apoiam a causa e veredicto oficial à queda na carreira de Reeves como motivação para o suicídio.
         Depois da morte de Reeves a sua casa foi vendida e os novos proprietários começaram a afirmar que o fantasma de George Reeves assombrava a casa. A maioria das reivindicações foi regulamentada a partir da audição de barulhos estranhos vindos do antigo quarto de Reeves, mas um exemplo foi um pouco mais peculiar. Muitos membros de uma equipa de televisão que filmavam um documentário sobre Reeves dizem terem-no visto na sua antiga casa, vestido com seu traje do Super-homem, talvez, a presença de câmaras teria causado vontade ao fantasma de Reeves de aparecer uma vez mais.